segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Coluna Notas abafadas em levadas


     Coluna Zuzo Moussawer – Notas abafadas em levadas

     Publicada no site musictube.com.br - Audios disponiveis no site

     Nesta coluna abordo a aplicação de notas abafadas, também chamada de ghost notes, notas mudas ou notas mortas, em levadas.
    Todos os exemplos são tocados na sequência I Am I F I C I G I, em todos os exemplos são apenas usadas tônicas e oitavas, mas vale lembrar que podem ser usadas todas opções de notas como arpejos, aproximações cromáticas, e escalas. Também podem ser aplicados os contratempos tanto em tempos fortes como em tempos fracos e notas de passagem, além de compassos impares.
    Para se tocar notas abafadas é importante encostar mais de dois dedos nas cordas pois com menos dedos pode-se correr o risco de sair o som de harmônicos. Outra dica é a de usar a mesma corda que em seguida será tocada em nota para produzir a nota abafada, apesar de também ser possível se usar outras cordas. Produza as notas abafadas com intensidade alta para que com essa projeção seu som “apareça” no todo. Um timbre mais médio usando mais o captador da ponte ajuda.
   No primeiro exemplo é demonstrado o básico da levada sem nenhuma aplicação de notas abafadas, para finalidade didática dessa coluna, todos os outros exemplos serão baseados nas notas e ritmos dessa levada.
   No exemplo 2 a aplicação de uma nota abafada sendo uma semi-colcheia antes dos tempos fortes 1 e 3. Essas ghost notes são tocadas na última semi-colcheia dos tempos 2 e 4. Muitas das notas anteriores aos abafados que originalmente eram em colcheias foram antecipadas em uma semi-colcheia para dar “espaço” para as notas abafadas.
   No exemplo 3 o uso de duas notas abafadas em semi-colcheias também antecipando os tempos fortes 1 e 3 sendo usadas no lugar das ultimas duas semi-colcheias dos tempos 2 e 4.
   No exemplo 4 a mistura de uma e duas notas abafadas, neste caso usada nos finais dos tempos 1 e 3, antecipando os tempos fracos 2 e 4. Como em todos os outros exemplos, as figuras ritmicas e notas da levada original foram preservadas.
   No exemplo 5, numa típica aplicação de notas abafadas no estilo funk americano, o baixo “seca” todas as notas da levada original, todas são tocadas em semi-colcheias, então todos os espaços entre as notas são preenchidos por abafados em semi-colcheias numa combinação entre 1 e 2 abafados, combinações de 3 e 4 abafados nesse caso também são possíveis. Essa aplicação simula o que guitarristas tocam em levadas de funk, tocando apenas em semi-colcheias os ascentos naturais das notas e preenchendo o resto com abafados em semi-colcheias.
   No exemplo 6 uma maneira muito comum de se tocar escalas em Slap, dividindo a escala em duas a duas notas, tocando a primeira e ligando a próxima. Essas notas são combinadas com uma e duas notas abafadas em colcheias ou semi-colcheias, também são possíveis outras divisões como tercinas. Neste exemplo usei a escala do tom da base, lá menor.
   No exemplo 7 uma mistura das tônicas com oitvas do primeiro exemplo com as notas de escala misturadas com as notas abafadas.
   Outras opções de notas abafadas também são possíveis como três notas abafadas em sextinas ou tercinas, além de um tipo específico de abafado onde se bate em todas as cordas com a mão direita. Procure aplicar esses fundamentos compondo novas levadas e também tentando “improvisar” uma levada de maneira mais intuitiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário