Duas vozes simultâneas
Nesta série de
colunas abordarei diversas possibilidades para a aplicação do uso de tapping em
musicas. Nesta primeira coluna abordo as possibilidades mais comuns para o uso
de duas vozes simultâneas no baixo.
No exemplo 1,
melodias em duas vozes apresentadas em oitavas e terças. Nos dois primeiros
compassos uso oitavas numa escala menor, a posição da mão direita é com a mão
em direção ao chão, usando exatamente a mesma digitação da esquerda. Nos
compassos 3 e 4 uso uma escala menor em sol na esquerda e uma escala maior em
si bemol na direita (terça). Neste caso é importante a mesma quantidade de
notas por corda para as duas mãos. Aconselho que se treine também em outras escalas,
padrões e frases em geral nos dois casos.
No exemplo 2, baixo na
esquerda e acordes na direita em cima da harmonia I Dm7 I G7 I C7M I A7 I.
Aqui uma aplicação
para o estilo de swing jazz . Na linha de baixo uso aproximações cromáticas e
notas dos acordes, escalas também poderiam ser aplicadas. Na mão direita foram
usadas terças e sétimas ou o oposto. Essa é uma aplicação básica para baixos de
quatro cordas, outros intervalos podem ser adicionados na direita para baixos
de mais cordas. Sugiro a mesma aplicação para outros estilos musicais, por
exemplo, pode-se tocar na direita o ritmo de uma linha de violão de um samba
enquanto se faz as linhas de baixo na esquerda com as caracteristicas melódicas
do estilo.
No exempo 3, baixo na
esquerda e melodia na direita em cima da mesma harmonia. A mão esquerda toca a
mesma linha do exemplo 2 nas cordas mi e lá enquanto a mão direita toca uma
melodia na escala de dó maior e com aproximações cromáticas nas cordas ré e
sol, mão direita em direção ao
chão. Sugiro não se usar a mesma corda para as duas mãos.
No exemplo 4, acordes
estilo “dedilhado” na esquerda e a mesma melodia na direita, a diferença neste
caso é a aplicação da melodia apenas na corda sol enquanto que os acordes na
esquerda tocam as cordas mi, lá e ré. Nos acordes, algumas vozes comuns para
acordes em três cordas seguidas, Tonica+3ª+7ª , 5ª+tonica+3ª e tonica+5ª+8ª.
Assim como no exemplo anterior sugiro não se repetir cordas nas duas mãos.
Baixos de mais cordas possibilitam o uso de mais cordas em ambas as mãos.
Para cada uma das quatro
aplicações há uma infinidade de possibilidades. Pode-se buscar fraseados mais
complexos onde a coordenação das duas mãos seria o objetivo, treinando-se passo
a passo, ou pode-se buscar naturalidade “improvisando” essa linhas de uma
maneira mais natural. Nos dois casos exige-se um estudo muito grande dessa
arte, mãos a obra e até uma proxima com mais possibilidades de tapping.
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