segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Coluna de Taping - Duas vozes simultâneas

Coluna sobre Tapping - Duas vozes simultâneas - Publicada na revista Bass Player Brasil - edição 07 - Audios no site www.bassplayerbrasil.com.br



Duas vozes simultâneas


     Nesta série de colunas abordarei diversas possibilidades para a aplicação do uso de tapping em musicas. Nesta primeira coluna abordo as possibilidades mais comuns para o uso de duas vozes simultâneas no baixo.
     No exemplo 1, melodias em duas vozes apresentadas em oitavas e terças. Nos dois primeiros compassos uso oitavas numa escala menor, a posição da mão direita é com a mão em direção ao chão, usando exatamente a mesma digitação da esquerda. Nos compassos 3 e 4 uso uma escala menor em sol na esquerda e uma escala maior em si bemol na direita (terça). Neste caso é importante a mesma quantidade de notas por corda para as duas mãos. Aconselho que se treine também em outras escalas, padrões e frases em geral nos dois casos.
    No exemplo 2, baixo na esquerda e acordes na direita em cima da harmonia  I Dm7 I G7 I C7M I A7 I.
Aqui uma aplicação para o estilo de swing jazz . Na linha de baixo uso aproximações cromáticas e notas dos acordes, escalas também poderiam ser aplicadas. Na mão direita foram usadas terças e sétimas ou o oposto. Essa é uma aplicação básica para baixos de quatro cordas, outros intervalos podem ser adicionados na direita para baixos de mais cordas. Sugiro a mesma aplicação para outros estilos musicais, por exemplo, pode-se tocar na direita o ritmo de uma linha de violão de um samba enquanto se faz as linhas de baixo na esquerda com as caracteristicas melódicas do estilo.
    No exempo 3, baixo na esquerda e melodia na direita em cima da mesma harmonia. A mão esquerda toca a mesma linha do exemplo 2 nas cordas mi e lá enquanto a mão direita toca uma melodia na escala de dó maior e com aproximações cromáticas nas cordas ré e sol, mão direita  em direção ao chão. Sugiro não se usar a mesma corda para as duas mãos.
    No exemplo 4, acordes estilo “dedilhado” na esquerda e a mesma melodia na direita, a diferença neste caso é a aplicação da melodia apenas na corda sol enquanto que os acordes na esquerda tocam as cordas mi, lá e ré. Nos acordes, algumas vozes comuns para acordes em três cordas seguidas, Tonica+3ª+7ª , 5ª+tonica+3ª e tonica+5ª+8ª. Assim como no exemplo anterior sugiro não se repetir cordas nas duas mãos. Baixos de mais cordas possibilitam o uso de mais cordas em ambas as mãos.
    Para cada uma das quatro aplicações há uma infinidade de possibilidades. Pode-se buscar fraseados mais complexos onde a coordenação das duas mãos seria o objetivo, treinando-se passo a passo, ou pode-se buscar naturalidade “improvisando” essa linhas de uma maneira mais natural. Nos dois casos exige-se um estudo muito grande dessa arte, mãos a obra e até uma proxima com mais possibilidades de tapping.




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