domingo, 27 de maio de 2012

Coluna sobre fundamentos de notas publicada no site MusicTube.com.br, acesse o site para ouvir o audio da coluna.


10 fundamentos para aprimorar suas levadas no contrabaixo 
Zuzo Moussawer 
     Nessa série de colunas para contrabaixo abordarei os principais 
fundamentos usados em levadas, quaisquer que sejam os estilos musicais 
usados. Nessa primeira coluna falo sobre as opções de notas mais usadas. 
    O estilo predominante nos exemplos é o Pop/Rock, mas sugiro a aplicação 
dos mesmos fundamentos em outros estilos musicais, também em técnicas 
como Slap, Tapping e até improvisação. Todos os exemplos são tocados na 
harmonia   I Am I  F  I  C  Dm  I  G  I .    
    Também procurei mudar os ritmos em cada exemplo e entre os acordes para 
dar mais referências ritmicas, uma vez que os fundamentos ritmicos serão 
detalhados futuramente. 
Ex. 1 – Aplicação de oitavas. 
Ex. 2 – Uso de notas do acorde : quintas. 
    Ex. 3 – Uso de terças menores e maiores além de oitavas das terças. 
    Ex. 4 – Aproximações cromáticas : uma nota ( semitom ) vindo do mais grave. 
    Ex. 5 - Aproximações cromáticas : duas notas ( semitons ) vindo do mais 
grave e mais agudo. 
    Ex. 6 - Aproximações cromáticas : três notas ( semitons ) vindo do mais grave 
e mais agudo. 
    Ex. 7 - Aproximações cromáticas para as oitavas e quintas: uma e duas notas 
vindo do mais grave.  
    Ex. 8 - Aproximações cromáticas para as terças e oitavas das terças: uma nota 
vindo do mais grave e duas vindo do mais grave e mais agudo. 
    Ex. 9 – Aplicação de escalas : uso da escala do tom ( menor nesse exemplo ) 
em duas digitações, começando na quinta casa da corda mi e começando na 
corda solta lá. 
   Ex. 10 – Variação de todos os fundamentos dados anteriormente : 
aproximações cromáticas no Am, escala menor no F, aproximações cromáticas 
no C ,  Dm e G. 
   Procurem aplicar os mesmos fundamentos em outras harmonias e musicas.     
   Sugiro a simplificação do uso de escalas usando apenas uma digitação para 
cada uma, mas visualizando ela em todo o braço.  
   Lembrando que a aplicação de arpejos/notas dos acordes e aproximações 
cromáticas é feita “por acorde” , seja em triade ( tônica, 3a e 5a ) ou no uso de 
7as, 6as ou 9as para tétrades. Já a aplicação de escalas é por tonalidade, como 
nos exemplos 9 e 10, onde o tom é de Lá menor, então foi usada a escala de lá 
menor em todo o trecho. 
   Vale lembrar que o uso de notas de passagem e viradas utilizando todos os 
fundamentos passados dependem muito da melodia principal sendo tocada, seja 
através da voz ou um outro instrumento. Sugiro que se ache “lacunas” entre 
esssas melodias, momentos onde a melodia está respirando, assim os 
movimentos nas linhas do baixo não vão “brigar” com ela, que é o foco principal 
de atenção do ouvinte. 
   

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