quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Coluna Slap - Double stops

Coluna Slap - Double stops
Coluna publicada na revista Cover Guitarra em 1997


Olá pessoal, aqui vão toques de aplicação de uma coisa que soa muito bem em SLAP e em ROCK que são os DOUBLE-STOPS, ou seja, dois intervalos tocados em "pop" ao mesmo tempo. No exemplo 1 usei quinta e oitava alternando com corda solta e notas abafadas puxando com os dedos médio e indicador da direita nos beats 1 e 2 e em oitavas nos beats 3 e 4 puxando ao mesmo tempo com o polegar e indicador, o que pelo desenho de como fica a mão direita chamamos de "alicate". No exemplo 2 usei intervalos de quintas nos beats 1 e 2 e terças nos beats 3 e 4 em sextinas. Os dois exemplos anteriores são demonstrados alternando tembém com as cordas soltas mi e lá, pode-se tembém usar outras tônicas e assim pensar indiretamente em acordes como no exemplo 3 onde pensei nos acordes de "F" e depois Dm7 e C7M. Treinem esses exemplos , tentem criar outras frases e aplicar em músicas, na próxima edição darei outros toques sobre esse




quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Coluna Tipos de levadas para contrabaixo

Coluna Zuzo Moussawer - Tipos de levadas de Baixo

Coluna publicada no site www.musictube.com.br, audios disponiveis no site


                                              AUDIO DA COLUNA ( NOVO )


Nesta coluna abordo os principais tipos de levadas de baixo em relação aos
outros intrumentos. Os exemplos em áudio consistem de levadas de baixo, mas
com acompanhamento de guitarra, teclado e bateria. Aqui não foram usados
notas abafadas, compassos impares e técnicas especificas como Slap e
Tapping. Usei contratempos em alguns casos. Algumas levadas são baseadas
em colcheias, outras em semi-colcheias, mas essa escolha é pessoal de cada
baixista levando em conta o que a musica pede. Todos os exemplos estão em
cima da harmonia I Am I F I C I G I e no tom de lá menor.
Vale lembrar que esses exemplos não representam “todos” os tipos possiveis
de levadas, mas sim grande parte.
Ex. 1 – Baixo igual a guitarra fazendo riffs com notas da escala do tom,
arpejos e cromatismos, busca-se nesse caso o movimento de notas igual do
baixo com a guitarra, tocando no inicio de cada compasso as tônicas dos
acordes. Uma aplicação muito comum em rock
Ex. 2 – Baixo igual ao bumbo da bateria tocando as tônicas dos acordes e
outras notas dos mesmos (arpejos). Muito comum em musica pop e pop/rock.
Ex. 3 – Baixo tocando as tônicas dos acordes no inicio de cada compasso e
tocando “notas de passagem” entre os acordes, usando arpejos, cromatismos e
escalas, a idéia é seguir a harmonia e “enfeitar” a levada com essas notas.
Ex. 4 – Baixo Pedal : O baixo se mantém numa nota, geralmente a tônica ou a
quinta do tom enquanto que os outros instrumentos harmônicos seguem a
harmonia normalmente.
Ex. 5 – Ostinato : o baixo faz um riff usando geralmente notas da escala do
tom e sempre enfatizando a tônica do tom no inicio de cada compasso enquanto
que os instrumentos harmônicos seguem a harmonia. Nesse riff o baixo pode
estar sozinho ou ser acompanhado por uma guitarra, violão ou teclado fazendo o
mesmo riff.
Ex. 6 – Baixo com papel e ritmo especifico do estilo musical tocado : Nesse
caso o baixo faz o que se espera dele no estilo da musica, como nesse exemplo
o baixo faz o ritmo de Reggae. Algo muito comum em estilos como Blues,Jazz
tradicional, Samba, Baião, entre outros. Pode-se variar as levadas em relação a
notas e ritmos, mas deve-se sempre voltar para o que se espera do papel do
baixo em relação ao estilo. Notas de passagem também são possiveis nesses
casos.
Ex. 7 – Pergunta e resposta ritmica com outro instrumento : Nesse exemplo,
um funk onde o baixo “complementa” a guitarra e vice-versa. Um toca
principalmente onde o outro não toca (pausa). Aplicação muito comum em funk
e pop.
Ex. 8 – Neste exemplo crio um padrão ritmico de dois compassos e o repito
nos dois compassos seguintes, enquanto a harmonia muda. As notas seguem o
padrão de um ostinato, mas podem também seguir as tônicas da harmonia. Os
quatro compassos são então divididos em quatro “células” de um compasso
cada. Repito então o primeiro compasso no terceiro. Representando em letras
seria como um ABAC, cada letra um compasso.
Ex. 9 – O mesmo tipo de construcão, mas variando o padrão de repetição
para um AABC. Nesse exemplo, assim como no anterior, também são possiveis
padrões de um ou quatro compassos, além de outras combinações de
repetições. Outro instrumento como a guitarra pode seguir o baixo como em um
riff.
Vale lembrar que o que os outros intrumentos estão tocando é um fator muito
importante na escolha do tipo de levada. Viradas também são possiveis em
todos os casos considerando a melodia tocada pelo instrumento principal,
normalmente a voz. Procure variar todos esses tipos descritos aqui nas musicas
em que toca.