10 fundamentos para aprimorar suas levadas no contrabaixo
Zuzo Moussawer
Nessa série de colunas para contrabaixo abordarei os principais
fundamentos usados em levadas, quaisquer que sejam os estilos musicais
usados. Nessa primeira coluna falo sobre as opções de notas mais usadas.
O estilo predominante nos exemplos é o Pop/Rock, mas sugiro a aplicação
dos mesmos fundamentos em outros estilos musicais, também em técnicas
como Slap, Tapping e até improvisação. Todos os exemplos são tocados na
harmonia I Am I F I C Dm I G I .
Também procurei mudar os ritmos em cada exemplo e entre os acordes para
dar mais referências ritmicas, uma vez que os fundamentos ritmicos serão
detalhados futuramente.
Ex. 1 – Aplicação de oitavas.
Ex. 2 – Uso de notas do acorde : quintas.
Ex. 3 – Uso de terças menores e maiores além de oitavas das terças.
Ex. 4 – Aproximações cromáticas : uma nota ( semitom ) vindo do mais grave.
Ex. 5 - Aproximações cromáticas : duas notas ( semitons ) vindo do mais
grave e mais agudo.
Ex. 6 - Aproximações cromáticas : três notas ( semitons ) vindo do mais grave
e mais agudo.
Ex. 7 - Aproximações cromáticas para as oitavas e quintas: uma e duas notas
vindo do mais grave.
Ex. 8 - Aproximações cromáticas para as terças e oitavas das terças: uma nota
vindo do mais grave e duas vindo do mais grave e mais agudo.
Ex. 9 – Aplicação de escalas : uso da escala do tom ( menor nesse exemplo )
em duas digitações, começando na quinta casa da corda mi e começando na
corda solta lá.
Ex. 10 – Variação de todos os fundamentos dados anteriormente :
aproximações cromáticas no Am, escala menor no F, aproximações cromáticas
no C , Dm e G.
Procurem aplicar os mesmos fundamentos em outras harmonias e musicas.
Sugiro a simplificação do uso de escalas usando apenas uma digitação para
cada uma, mas visualizando ela em todo o braço.
Lembrando que a aplicação de arpejos/notas dos acordes e aproximações
cromáticas é feita “por acorde” , seja em triade ( tônica, 3a e 5a ) ou no uso de
7as, 6as ou 9as para tétrades. Já a aplicação de escalas é por tonalidade, como
nos exemplos 9 e 10, onde o tom é de Lá menor, então foi usada a escala de lá
menor em todo o trecho.
Vale lembrar que o uso de notas de passagem e viradas utilizando todos os
fundamentos passados dependem muito da melodia principal sendo tocada, seja
através da voz ou um outro instrumento. Sugiro que se ache “lacunas” entre
esssas melodias, momentos onde a melodia está respirando, assim os
movimentos nas linhas do baixo não vão “brigar” com ela, que é o foco principal
de atenção do ouvinte.